Como se livrar do Intestino Preso?

corpo, mulher, magra, m„os, barriga

INTESTINO PRESO

O funcionamento do intestino não é o mesmo para todos. Em algumas pessoas, o relógio biológico bate no mesmo horário, todos os dias. Já para outras, há o sofrimento com o incômodo problema chamado intestino preso.

A causa mais comum da prisão de ventre é o baixo consumo de fibras. Elas são responsáveis na regularização intestinal, pois aumentam o volume e retém o líquido das fezes, deixando-as na textura pastosas e, portanto, mais fáceis de eliminar.

O hábito que joga contra o bem-estar do intestino é o sedentarismo. Pessoas que não praticam atividade física tendem a ter problemas intestinas. Há também os casos de pessoas impossibilitadas de se movimentar ou acamadas que acabam sofrendo de constipação intestinal.

Alguns medicamentos, como antiácidos e antidepressivos, podem causar como efeito colateral a prisão de ventre. Até mesmo o laxante, que alivia as dores abdominais, pode ser um risco à saúde se usado com frequência, pois pode irritar as paredes do intestino e alterar a flora intestinal.

Para prevenir a desagradável prisão de ventre, é fundamental colocar em prática na rotina as dicas abaixo:

1.Abuse das frutas

A natureza é um benefício ao nosso organismo. As frutas possuem alto teor de fibras, facilitando a eliminação das fezes e beneficiando o seu pleno funcionamento.

2.Viva o verde

Legumes e hortaliças também fazem parte da lista do bem para o intestino.

3.Invista em cereais e sementes

Os alimentos que contêm cereais integrais, bem como as sementes oleaginosas (como amêndoas e castanhas) ajudam a regularizar o intestino.

4.Consuma iogurte

O iogurte, principalmente os que têm lactobacilos vivos, ajudam a balancear a flora intestinal, facilitando a liberação dos gases. Mas cuidado: pessoas com intolerância à lactose ou alérgicas à proteína do leite não devem consumir este alimento.

5.Diga não aos alimentos constipastes

Por aumentar consideravelmente a produção de gases, modere o consumo de chocolate, café e chá preto. As bebidas alcoólicas também agem negativamente no funcionamento intestinal. Portanto, tente evitá-las ao máximo.

6.Beba líquido

O ideal é ingerir 2 a 3 litros de líquido por dia. Água, sucos naturais, água de coco e chás lubrificam todo o trato intestinal, adequando o volume e a consistência das fezes.

Todas as informações da matéria são referenciais. Qualquer dúvida, procure um especialista.

Deixe uma resposta