Confira as dicas para fazer uma mini – horta em sua casa, e ter seus temperos literalmente sempre a mão!

O local mais adequado para montar uma mini-horta é aquele que recebe ao menos cinco horas de sol por dia, pode ser na varanda, na janela do quarto, na janela da cozinha ou na área de serviço. Você pode plantar suas mudas ou sementes em vasilhames, vasos, jardineiras, calhas, canos de PVC e até em garrafas PET”. Mas é preciso garantir profundidade mínima de 15 cm e espaçamento de, no mínimo, 20 cm entre cada tipo de verdura, legume ou tempero.

As garrafas pet são uma ótima opção!

“É importante que seja misturada uma parte de areia para cada parte de terra orgânica com pH 6, de preferência, para que a terra não se encharque demais”, se preferir jardineiras use aquelas que tenham fixação, seja na alvenaria, seja na própria grade da janela, senão correrá o risco de causar algum acidente ou perder sua plantação.

Esses vasinhos que também podem ser feitos com garrafas Pet, e decorados com saquinhos coloridos, também podem ter plaquinhas para identificação de seus temperos!

Caso prefira vasos ou jardineiras de chão, faça disposição em níveis (degraus), pois permitem maior variedade de vegetais, dando distanciamentos verticais e horizontais mais adequados ao plantio, além de dar aquele charme e aroma ao ambiente.

Dê preferência ao plantio de hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa ou manjericão. Alguns temperos e ervas são perenes, como o orégano, a salsinha e a cebolinha. Outros, como o coentro, exigem novo plantio a cada ano. Já o manjericão é bianual, mas pode se comportar como perene em algumas condições. É preciso lembrar que não são plantas para decorar e sim para consumo frequente. Por isso, a troca de mudas e a durabilidade são variáveis.

“As melhores são os temperos como manjericão, hortelã e salsinha. Mas nem todas mantêm o vigor a cada colheita, o que exige a troca constante. Por isso, uma dica é usar suportes para vasinhos plásticos. Dessa forma, basta trocar as mudas sem ter de lidar com terra, com a sujeira”.

Fonte: http://revista.zapimoveis.com.br/voce-ja-pensou-em-fazer-uma-horta-no-seu-apartamento/

Abaixo temos um vídeo de demonstração de como montar sua mini – horta:

Algumas especiarias devem ser plantadas em vasos diferentes:
Manjericão e alecrim, por exemplo, crescem bastante e precisam de um vaso um pouco maior, com 30 cm de altura. Já a hortelã produz brotos pelas raízes e é invasora, por isso deve ganhar um cantinho à parte. A rega também deve ser diária, mas sem excessos.

“Também vale lembrar que essas plantas têm um período curto de duração. Então, quando estiverem bonitas, não tenha dó de usar”.

Fonte: http://disneybabble.uol.com.br/br/ecologia-e-meio-ambiente/como-cultivar-flores-plantas-e-temperos-em-qualquer-cantinho-da-casa

Deixe uma resposta